Como um advogado previdenciário pode lhe ajudar?

Depois de vários anos trabalhando, derramando suor e lágrimas, marcando no calendário os dias que faltam para começar a planejar a aposentadoria e as preocupações de repente mudam.

Isto é, ligamos mais para o tempo que teremos livre e menos para acordar cedo e nos dirigir para o trabalho, também é comum que paremos de nos inquietar com o estresse de nossa rotina e passamos a procurar pacotes de viagens e fazer planos de como aproveitar o tempo em família, aqueles que não conseguem parar de trabalhar, não param de analisar projetos de pequenos ou grandes negócios, ou várias reformas em sua casa. Enfim, nessa parte da vida nós só queremos ter diversos momentos de paz e tranquilidade esquentando a cabeça com as nossas próprias coisas.

No entanto, às vezes nos deixamos levar pela emoção da possibilidade da aposentadoria e do quanto receberemos, quando começamos a pesquisar sobre a previdência, o tempo, os cálculos e o dinheiro, tudo pode estar na nossa frente.

Nesse momento é preciso se perguntar:

Realmente entendemos de previdência? Sabemos o que estamos fazendo? Estou seguro de realizar os cálculos sozinho? Sei todos os meus direitos nesse momento?

Por mais que tenhamos pesquisado e dispensado tempo na procura de informações relacionadas a legislação, matemática e contabilidade, ao final não nos damos conta de que existem decisões e doutrinas que podem influenciar muito na nossa aposentadoria. Também, fazer tudo o que é necessário para termos a previdência desejada exige tempo e conhecimento que muitas vezes não temos.

O planejamento de sua aposentadoria é de fundamental importância para programar as datas de entrada no pedido, verificar com certeza a quantidade de contribuições que fez durante seu período laboral, se possível comece a fazer isso quanto antes, assim você poderá prever possíveis entraves, observar qual é a melhor opção previdenciária para você e até mesmo saber, qual valor você terá direito. O planejamento da sua aposentadoria irá evitar muitos problemas no futuro, e você poderá até se aposentar um pouco mais cedo com todas as informações que receber.

Para isso, saiba que você pode ter a ajuda de um especialista em direito previdenciário se você não tem certeza do que fazer nesse momento ou não sabe por onde começar, contratar um advogado previdenciário não é uma exigência, mas pode ser uma boa nesse momento da aposentadoria.

Contagem do tempo e carência

Como diz a sabedoria popular “O diabo está nos detalhes!” e no caso da sua aposentadoria os detalhes são tudo.

O tempo de contribuição e de carência são aspectos básicos que irão influenciar nos valores que serão pagos ao final do seu processo de aposentadoria. Saber cada ponto da contagem e sobre qual modalidade garantirá a você o melhor benefício e menos dores de cabeça.

Entenderemos um pouco melhor o que é carência: carência é o período mínimo com o qual você deve contribuir para a Previdência Social para garantir o seu benefício, ou seja, para você ter direito a receber uma aposentadoria, em qualquer regime, deve efetuar pagamentos ao INSS através dos descontos em folha, pagamento do DAS-MEI ou do chamado carnê do INSS. No entanto, existem vários fatores determinados pela diversas leis previdenciárias que podem influenciar no valor e no tempo que você deve contribuir.

Saiba que o advogado sabe identificar as melhores opções para você, por exemplo:

você conhece as mudanças que a reforma previdenciária trouxe para os aposentados? Você sabe identificar as mudanças do EC 103/2019? Consegue entender qual o efeito do art. 26, §2º da Emenda Constitucional 103/2019 sobre o valor do seu benefício? Ou ainda, para darmos outras justificativas sobre a utilidade de um advogado, você sabe quais são as decisões que o STF tem tomado em relação à previdência social? Já leu ou ouviu falar sobre as decisões do RE 1298832RG, ou a RE 162620 e tantas outras decisões e jurisprudências que vem sendo debatidas nos tribunais nacionais?

Pois bem, saber os caminhos jurídicos facilitam muito a vida de quem precisa se aposentar! E é isso que um advogado previdenciário poderá fazer por você.

Especialistas em direito previdenciário podem observar se você cumpriu todos os requisitos para se aposentar e se tudo no seu processo está em ordem, inclusive seus documentos como veremos agora!

Conferir e auxiliar com a lista dos documentos necessários.

Se você é ocupado com seu futuro certamente já deu uma olhada na lista de documentos necessários para requerer a sua aposentadoria. Em regra, todas as suas informações dos vínculos devem estar no CNIS, no entanto é comum que alguns empregadores não enviem os dados corretamente para o INSS, muitas vezes pode haver erros nos sistemas que podem impedir o correto arquivamento das informações nas bases de dados governamentais.

Com o auxílio de um especialista você terá certeza de que foi  analisado as informações dos seus documentos, isso porque ele é especialista no assunto, caso identifique  problemas  nos registros  da CTPS e no CNIS ele poderá  sanar  rapidamente junto ao INSS.

Previsão da aposentadoria (Simulação)

Se está chegando o dia da sua aposentadoria, você com certeza já deve ter feito uma ou outra simulação, isso lhe permite ter um vislumbre do tempo que falta para que você se aposente e do quanto irá receber da previdência social. 

Você precisará conhecer os diversos tipos de modalidades de aposentadoria que estão em uso no nosso direito, incluindo as regras antigas e regimes especiais. Isso porque o ano em que começou a efetuar as contribuições irá influenciar no tipo de aposentadoria que terá direito.

Com seus dados em mãos o advogado previdenciário poderá fazer diversas simulações e lhe apresentar as melhores soluções para você.

Praticidade e agilidade

Como já vimos, um advogado pode ser a resposta que você precisa para evitar problemas e alcançar a tão sonhada aposentadoria, além de cuidar de todos os seus documentos e observar se tem algo faltando, ele poderá lidar com a burocracia para você! Isso significa, que o especialista em direito previdenciário sabe quais são os caminhos e procedimentos que devem ser seguidos na hora de requerer e acompanhar a sua aposentadoria, também ele poderá ficar de olhos nos prazos, notificações e solicitações que o INSS poderá  exigir.

Sendo assim, você evitará atrasos que podem ocorrer durante o processo, em outras palavras, o acompanhamento de um profissional pode fazer a diferença na hora do deferimento ou indeferimento da sua solicitação.

Outros benefícios da consultoria e acompanhamento jurídico

Além de todos esses benefícios, com a assessoria jurídica desde o começo do seu pedido, você já estará preparado para lidar com uma possível ação judicial, caso haja um indeferimento injusto, sendo assim, já terá alguém que conhece o seu histórico laboral e poderá lhe auxiliar da melhor maneira possível.

Ainda poderá ter um valor mais benéfico, por conhecer muito bem a matéria de direito previdenciário.

Portanto, procure um bom escritório jurídico, peça recomendações aos seus amigos ou faça uma consulta conosco! Procuramos sempre dar o melhor atendimento se você está pensando em se aposentar nós podemos lhe ajudar.

Ainda com dúvidas?

Lembre que o advogado é essencial a administração da justiça, e figura importantíssima na hora de você retirar as suas dúvidas. Desse modo, se para você ainda ficaram algumas questões sobre a influência das Horas Extras no seu beneficio previdenciário, não deixe de fazer uma consulta a nossa equipe, fale conosco sem compromisso.

Compartilhe:

Leia também