Quem tem hérnia de disco lombar pode se aposentar?

Se você é portador de hérnia de disco lombar, certamente já se perguntou sobre as possibilidades de obter um benefício por incapacidade. Neste post oferecemos informações sobre como obter esse benefício.

Continue a leitura para  entender e trilhar o caminho que pode levar o INSS a conceder o benefício previdenciário.

Queremos fornecer informações para auxiliar na concessão de seu benefício por incapacidade, seja temporário ou permanente.  

O que é hérnia de disco Lombar?

A hérnia de disco lombar é uma doença que afeta a coluna vertebral, pelo deslocamento do disco intervertebral. Em termos mais acessíveis, imagine os discos da coluna como almofadas entre os ossos, e a hérnia ocorre quando o “recheio” escapa, pressionando os nervos ao redor. Essa condição pode resultar em dores intensas, desconforto e limitações na mobilidade.

A Legislação Brasileira reconhece a importância de amparar aqueles que enfrentam doenças incapacitantes. Assim, se você foi diagnosticado com hérnia de disco lombar, é fundamental entender seus direitos previdenciários, especialmente no que se refere à possibilidade de concessão de benefício previdenciário por incapacidade temporária ou permanente.

Quais problemas na coluna podem levar à incapacidade?

Problemas na coluna, como a hérnia de disco, comprometem a capacidade laboral  quando ocorrem  dores persistentes, limitações na mobilidade e prejuízos na execução de atividades cotidianas, condição que deve ser comprovada através de médico perito.

Quais são os direitos de quem tem hérnia de disco?

Quem enfrenta a hérnia de disco grave, pode ter direito a benefícios previdenciários, como auxílio por incapacidade temporária ou auxílio por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez). 

O que é auxílio por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) ?

Benefício previdenciário concedido quando o segurado, por motivo de doença ou acidente, é considerado incapaz para o trabalho de forma permanente e irreversível.

Como solicitar o benefício?

Para requerer a concessão desse benefício em caso de ser portador de hérnia de disco, é necessário passar por uma perícia médica do INSS. Apresentar a documentação médica detalhada e laudos, para provar o estado de saúde.

Qual o valor do benefício por incapacidade permanente por hérnia de disco?

Quando a doença é a Hérnia de disco de origem comum: 60% da sua média contributiva + 2% para cada ano de contribuição superior a  15 anos,  se for e for filiado ao INSS depois da reforma de 2019 , 20 se homem, ou 15 anos de contribuição, se mulher. 

Para a Hérnia de disco de origem em acidente de trabalho ou doença profissional: 100% da média contributiva.

Qual tipo de hérnia de disco dá direito a benefício por incapacidade permanente?

O benefício permanente  por portar  hérnia de disco não é específica para um tipo particular, mas sim para casos em que a condição incapacita o indivíduo para o trabalho. A análise é baseada na gravidade da limitação funcional, não exclusivamente no tipo de hérnia.

A perícia do INSS por hérnia de disco

Ao ser avaliado pelo médico perito do INSS  por hérnia de disco  é necessário apresentar laudos médicos detalhados, exames, relatos de sintomas e seguir corretamente as orientações do perito são passos essenciais para demonstrar a incapacidade laboral.

Contrate um advogado especializado em direito previdenciário

Na busca pelo benefício previdenciário por portar  hérnia de disco, a orientação especializada  diferencia. Conte com os Advogados do Guterres & Sombrio para obter assistência personalizada e garantir que seus direitos sejam devidamente protegidos.

Os especialistas em direito previdenciário do Guterres & Sombrio Advogados, localizados em Curitiba, estão prontos para oferecer a orientação necessária e conduzir você nessa jornada.

Guterres & Sombrio Advogados

  • Endereço: Av. Rep. Argentina, 1228 – 22º andar, Sala 2202 – Vila Izabel
  • Telefone:  41 99801-1515 

Não permita que a burocracia ou a falta de informação impeçam o acesso aos seus direitos previdenciários. Entre em contato conosco para agendar uma consulta e iniciar o caminho para garantir o benefício que você merece.

Ainda com dúvidas?

Lembre que o advogado é essencial a administração da justiça, e figura importantíssima na hora de você retirar as suas dúvidas. Desse modo, se para você ainda ficaram algumas questões sobre a influência das Horas Extras no seu beneficio previdenciário, não deixe de fazer uma consulta a nossa equipe, fale conosco sem compromisso.

Compartilhe:

Leia também

Pente-Fino do INSS

INSS convoca 95,5 mil beneficiários para pente-fino através de diário oficial, veja se seu nome consta na lista. A previdência social brasileira, através do INSS

Leia mais