A perícia médica do INSS é uma consulta realizada por médicos que trabalham para o INSS para avaliar a condição de saúde dos beneficiários que requerem os benefícios por incapacidade. A perícia é obrigatória, pois são os peritos que atestam a incapacidade para o trabalho e a consequente implantação do benefício previdenciário.
A função do médico perito do INSS é avaliar os dados clínicos do paciente, como: saúde física, lesões pregressas, fatores emocionais, queixas psicológicas ou transtornos que possam influenciar no seu estado funcional. Saiba mais!
O que é a perícia no INSS?
A perícia do INSS é uma consulta obrigatória para examinar os segurados que requerem os auxílios por incapacidade, é, realizado por médicos credenciados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nessa consulta o paciente é examinado para avaliar a incapacidade para o trabalho, e se será concedido o benefício previdenciário por doença ou acidente.
Como é feita a perícia no INSS?
O médico perito do INSS analisa o laudo médico elaborado pelo médico que encaminhou para a perícia, bem como exames, receitas de remédios e todos os documentos que comprovam a doença, realiza o exame físico para determinar se o requerente está incapacitado para o trabalho e deve receber o benefício por incapacidade.
Que recomendações devo seguir ao falar com o perito do INSS?
Quando for se submeter a perícia no INSS, deve ser honesto e não exagerar nos sintomas, a sua situação de saúde deve ser relatada com clareza.
O que é avaliado pelo perito do INSS durante a perícia médica?
A perícia do INSS é para avaliar a condição de saúde e principalmente a capacidade de trabalho do requerente para determinar se ele tem direito a benefícios previdenciários por incapacidade, pois mesmo que exista a doença, mas se não for incapacitante o benefício não será concedido.
Quando e por que realizar esse procedimento?
A perícia médica do INSS é obrigatória para comprovar a incapacidade para o trabalho, a fim de aprovar ou manter benefícios previdenciários por incapacidade. Assim, a perícia é agendada quando o segurado precisa se afastar do trabalho por mais de 15 dias por incapacidade decorrente de doença ou de acidente.
Esse prazo de 15 dias é decorrente da lei que prescreve que os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pelo empregador. Para os segurados individuais e MEI o agendamento da perícia pode ser a partir do início da incapacidade.
Quanto tempo demora para receber o auxílio-doença após a perícia?
Uma vez que o perito ateste a incapacidade, o segurado deve aguardar o primeiro pagamento do auxílio-doença, que costuma ocorrer em até 45 dias após a concessão do benefício, dependendo da data de fechamento da folha de pagamentos do INSS.
Como faço para ser aprovado na perícia do INSS?
Para ser considerado incapaz para o trabalho pelo perito é preciso apresentar relatórios médicos atualizados com o CID da doença, a indicação do médico que faz o seu tratamento da necessidade de afastamento, exames médicos feitos nos laboratórios e as receitas dos medicamentos que está usando e prontuários de atendimento e internações.
Quais são as perguntas que o médico da perícia faz?
Existem muitas perguntas que perito pode realizar na perícia no INSS, por exemplo:
- se tem alguma doença ou condição que o incapacite;
- quando a doença começou;
- se a incapacidade é temporária ou permanente;
- se a incapacidade é total ou se ainda pode trabalhar;
- se foi hospitalizado nos últimos cinco anos;
- se foi submetido a alguma cirurgia nos últimos cinco anos;
- se usa drogas ilegais ou consome álcool de forma exagerada;
- se tem alguma doença crônica não tratada.
Precisa fazer perícia médica: saiba como solicitar
Para solicitar a perícia médica do INSS pode acessar o site ou aplicativo meu INSS, ou ligar para o telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Preparação para a perícia médica: documentos
Quando for se submeter a perícia no INSS leve os seguintes documentos:
- documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
- nº do CPF;
- documentos médicos, como laudos, exames, receitas e atestados;
- carnês de contribuição, caso o contribuinte seja facultativo, individual ou MEI.
No dia da perícia
No dia da perícia não se esqueça de levar os documentos pessoais e médicos com as informações sobre o histórico da doença, diagnóstico, tratamento e agravamento. Além disso, chegue ao local com antecedência. Mantenha uma postura calma e respeitosa: mesmo que se sinta tenso, tente manter a calma e ser cooperativo.
Durante a perícia
Durante a perícia o melhor é não tomar iniciativa de falar com o perito. Aguarde as perguntas e responda de forma objetiva e direta sobre a sua doença, fale apenas o que for necessário para comprovar a sua incapacidade.
Além disso, fale a verdade, o perito percebe quando o examinado exagera nos sintomas. Relate os sintomas e efeitos colaterais. E por fim, descreva as limitações que enfrenta no dia a dia em razão da doença ou acidente.
Quais são os procedimentos após o resultado da perícia médica?
Após a perícia médica, o perito atesta se o segurado está incapaz para o trabalho ou não existe incapacidade para o trabalho. No caso de ser atestado a incapacidade, o benefício é concedido. Depois disso, o INSS envia a Carta de Concessão pelos Correios em até 30 dias.
Caso não a receba, entre em contato com o instituto e solicite a segunda via do documento. Outra opção é acessar o site ou aplicativo Meu INSS, a partir das 21h do mesmo dia o resultado da perícia está disponível online.
Agora, confira o passo a passo para consultar o resultado da perícia no Meu INSS:
- acesse o site Meu INSS ou o aplicativo Meu INSS;
- faça login com sua conta gov.br;
- procure pela opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”;
- consulte o resultado da sua solicitação.
Resumo
A perícia médica do INSS é um exame obrigatório que avalia a condição de saúde do segurado avaliando a incapacidade para o trabalho e define por quanto tempo a incapacidade perdura.
É realizada por médicos peritos do INSS, esses profissionais é que atestam a incapacidade para o trabalho, portanto a decisão da concessão ou não de benefícios previdenciários por incapacidade depende da avaliação nessa perícia.