Servidores Públicos e o Abono de Permanência.

Você sabe o que é o abono de permanência para servidores públicos?

Primeiramente, o abono de permanência é um benefício concedido aos servidores públicos que já têm idade e tempo de contribuição suficientes para se aposentar, entretanto, optam em continuar na atividade.

O abono é válido para SERVIDORES PÚBLICOS, que, tendo direito de se aposentar voluntariamente, optam por continuar trabalhando. Neste caso receberá este abono na sua folha de pagamento e consequentemente, as contribuições continuam normalmente, porém, são reembolsadas naquele mesmo holerite.

Para se aposentar voluntariamente, depende de quando o servidor começou a ocupar o cargo público.

Se a pessoa ingressou no serviço público antes de 16/12/1998, não precisará cumprir idade para se aposentar. Porém, deverá contar com 35 anos de contribuição se homem e 30 se mulher, sendo que deste tempo, 25 anos devem ser ocupando cargo público; 15 anos na mesma carreira e 5 anos no cargo que deseja se aposentar;

Se a pessoa ingressou de 17/12/1998 até 31/12/2003, terá que preencher o requisito de idade + contribuição, sendo de 60 anos de idade + 30 de contribuição se homem e 55 anos de idade+25 anos se mulher. Neste caso, deste tempo 20 anos devem ser de serviço público; 10 anos na mesma carreira e 5 anos no cargo no qual deseja se aposentar.

Se ingressou após 31/12/2003, deverá ter 60 anos de idade e 35 anos de contribuição se homem e 55 anos de idade e 30 anos de contribuição se mulher.

Exceções para categorias diferenciadas de servidores públicos

Existem exceções, como é o caso de categorias diferenciadas como professores ou trabalhadores expostos a agentes nocivos. Os requisitos seguirão de acordo, contudo, com o que já está estipulado para alcançarem a aposentadoria.

No caso da aposentadoria especial, é necessário submeter à análise do SIPEC (Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal) o requerimento de abono de aposentadoria na modalidade especial, ao passo que, a mesma deverá ser comprovada da mesma forma que é no Regime Geral.

Solicitação do abono de permanência para servidores públicos

Mas será que todos os servidores têm que fazer a solicitação do abono de permanência? Bem, isso depende de onde o servidor trabalha. Alguns setores pedem que seja feito um requerimento outros seguem somente com a autorização do servidor. 

E se o servidor já preenche os requisitos para se aposentar, não fez o requerimento e nem o setor responsável apontou essa possibilidade e continua trabalhando, será que tem como reaver este dinheiro do abono?

Sim! É possível reaver o dinheiro descontado que não foi abonado dos últimos cinco anos em atividade.

Quer saber mais sobre aposentadoria para servidores públicos? Entre em contato com nossos especialistas agora!

Veja outro estudo que separamos para você sobre este assunto:

Aposentadoria especial para servidor publico Aposentadoria Especial para Servidor Público

Ainda com dúvidas?

Lembre que o advogado é essencial a administração da justiça, e figura importantíssima na hora de você retirar as suas dúvidas. Desse modo, se para você ainda ficaram algumas questões sobre a influência das Horas Extras no seu beneficio previdenciário, não deixe de fazer uma consulta a nossa equipe, fale conosco sem compromisso.

Compartilhe:

Leia também

Servidores Públicos e o Abono de Permanência.

O abono é válido para SERVIDORES PÚBLICOS, que, tendo direito de se aposentar voluntariamente, optam por continuar trabalhando. Neste caso receberá este abono na sua folha de pagamento e consequentemente, as contribuições continuam normalmente, porém, são reembolsadas naquele mesmo holerite.

Leia mais