Com o fácil acesso à informação, os relacionamentos cada vez menos duráveis e as políticas do Estado, os jovens têm se preocupado mais com a qualidade de vida na terceira idade.
A mudança em nossa sociedade no que diz respeito às relações de trabalho são notórias, são novas formas de trabalho, a tendência é a autonomia, as plataformas digitais, aquele formato de patrão/empregado aos poucos vai se extinguindo. Cada um terá que fazer o seu pé de meia, a previsão é de que, se nada mudar, que o seguro social, hoje administrado pelo INSS está e continuará sofrendo alterações, a proteção do Estado será mínima.
No entanto, com o alto custo de vida e a escassez do mercado de trabalho, fica difícil poupar. Em especial em virtude da alta demanda de pessoas desempregadas que se submetem a salários muito abaixo do piso salarial da função e cada mais próximo do salário mínimo.
Mas o fato é que, como diria Mufasa ao pequeno Simba no filme O Rei Leão…. mostrando todo o Reino que futuramente o herdeiro assumiria, “…tudo isso que o sol toca é o nosso Reino. O tempo de um reinado se levanta e se põe como o sol. Um dia, Simba, o sol vai se pôr com o meu tempo aqui, e vai se levantar com o seu, com um novo rei”.
Você já parou para pensar que um dia “o sol começará a se pôr sobre o SEU reinado”?
Mas continuamos humanos e a velhice é o caminho natural da vida, e todos temos que estar preparados para ela. O ideal seria que essa preparação se iniciasse o quanto antes, com os nossos pais poupando, e nós apenas seguiríamos com o investimento.
Mas, nunca é tarde demais para começar. Não existe “pouco demais para poupar”.
Já pensou se você conseguir viver tendo mais de uma fonte de renda? Aposentadoria e investimentos?
Sim, também sabemos que o mundo dos negócios, assim como o das aposentadorias, não é nada didático. Para piorar, a maioria das escolas não tem nenhum tipo de matéria voltada à educação financeira.
Porém, como dissemos lá no início, atualmente a informação está na palma da nossa mão. É tão fácil estar conectado com o mundo todo, e isso inclui o mundo dos negócios. Existem muitos canais e redes sociais voltados a investimentos e educação financeira que tornam esta aplicação mais fácil.
Mesmo com a reforma da Previdência, é primordial que você contribua para o INSS, , pois a previdência oferece um seguro no caso de incapacidade. Isso vale tanto para o trabalhador autônomo quanto para o facultativo. Não sabe a diferença? Escrevemos um artigo sobre a diferença entre o trabalhador autônomo e facultativo.
Mesmo assim, deve ser contratado um plano de previdência privada de preferência de entidades fechadas, pois é mais lucrativo.
Entre em contato conosco. Podemos orientar no seu planejamento de aposentadoria, elaborando planos que vão se adequar à sua capacidade de investimento.
Consulte nossos especialistas, estamos em prontidão para lhe orientar adequadamente.