Tudo sobre Previdência privada!

Para garantir uma qualidade de vida melhor e um maior conforto, uma boa opção é através da Previdência Privada.

Pois os valores pagos pela Previdência Social nem sempre são o suficiente para garantir uma melhor idade tranquila e segura.  

Saiba o que é e para quem ela é indicada! 

O que é Previdência Privada? 

A previdência privada é um investimento de longo prazo para quem deseja uma segurança maior no futuro, que não possui ligação nenhuma com o INSS (Previdência Social), e como sugere o nome ela se trata de uma previdência paga através de instituições bancárias privadas. 

Quem regulamenta a previdência privada? 

O órgão responsável pela regulamentação e fiscalização deste setor é o SUSEP. Seu atendimento pode ser feito através deste site (anexar link) 

Nesse portal é possível retirar suas dúvidas, agendar atendimentos e fazer denúncias.

Quais as vantagens em se pagar uma previdência privada? 

Entre as maiores vantagens da previdência privada, é poder escolher o valor de contribuição e quando contribuir. Não sendo as contribuições de caráter obrigatório, dando mais liberdade ao segurado. 

Seus rendimentos são superiores ao de uma previdência pública e se utilizada corretamente, complementando a previdência social, pode ser uma grande segurança para a renda de um beneficiário. 

Quais os regimes existentes na previdência privada? 

Existem duas tabelas possíveis para escolha: a regressiva e a progressiva, sendo a regressiva indicada para o resgate financeiro em uma retirada única e a progressiva favorável para quem deseja parcelas mensais ou anuais. 

Modalidades: 

-PGBL- PLANO GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE: onde é possível abater o valor do imposto de renda. É a mais indicada para pessoas que recebam uma renda razoável ou mais abundante. Rende mais com contribuições maiores. 

-VGBL- VIDA GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE: onde o valor de impostos é cobrado apenas dos valores de rendimento, e não pode ser abatida do imposto de renda, sendo a mais indicada para pessoas com uma renda mais baixa, que são isentos da declaração do IR. 

Seguros da previdência privada 

É possível atrelar a previdência privada com seguros por morte ou invalidez.

Desta forma deixando-a mais vantajosa e semelhante a previdência social. 

O responsável pelas contribuições pode escolher quem será o beneficiário a seguir recebendo os rendimentos, como por exemplo filhos e esposa. 

Para saber quais as instituições que oferecem essa modalidade, você encontra informações no site do SUSEP. 

Como receber os benefícios da previdência privada? 

Você pode escolher receber por um determinado tempo, de forma vitalícia ou em única retirada. 

Quanto mais cedo iniciado o pagamento, mais vantajoso o benefício, pois por ser um investimento de longo prazo, seus rendimentos e juros variam de acordo com o tempo. 

A previdência privada também pode ser utilizada como investimento para os filhos, sendo possível a família receber um pecúlio, ou beneficiando terceiros através de rendimentos de longo prazo. 

Quais são as taxas da previdência privada? 

Os valores de rendimento e taxas cobradas sofrem variação entre cada uma das instituições bancárias. 

Para saber qual a opção mais vantajosa para seu caso, procure ajuda especializada de um advogado da área de Direito Previdenciário. 

Planejamento previdenciário

O planejamento previdenciário é muito importante para quem deseja aproveitar a melhor idade com qualidade de vida. 

Antes de optar por uma ou nenhuma previdência privada, busque um planejamento especializado, antecipe todos os cenários possíveis para ajustar o mais confortável e compatível com suas expectativas. 

Evite surpresas em momentos de vulnerabilidade, esteja preparado! Jamais assine contratos de previdência privada sem o auxílio jurídico competente.

Dúvidas sobre Direito Previdenciário? Nossos especialistas estão prontos para respondê-las! Clique aqui e tire suas dúvidas sem compromisso! 

Ainda com dúvidas?

Lembre que o advogado é essencial a administração da justiça, e figura importantíssima na hora de você retirar as suas dúvidas. Desse modo, se para você ainda ficaram algumas questões sobre a influência das Horas Extras no seu beneficio previdenciário, não deixe de fazer uma consulta a nossa equipe, fale conosco sem compromisso.

Compartilhe:

Leia também